segunda-feira, 30 de julho de 2012

Trabalho sobre o Arquipélago dos Açores
Elaborado por:
Robert Jardim e Eva Freitas

http://www.youtube.com/watch?v=hoh2QSHIU7g&feature=youtu.be
Trabalho sobre a Ponta do Sol e Calheta
Elaborado por:
Carlos Rabim e Gracinda Vieira

http://www.youtube.com/watch?v=HCE4xsHrW8g&feature=youtu.be

quarta-feira, 25 de julho de 2012

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Friendship


Friendship is making friends, is keeping friends and sharing interests.
Friendship is the most beautiful relationship in the world.
Friendship is respect other’s opinions and feelings.
Friendship is sincere, reliable, sensitive and sensible.
If you have a positive view of yourself, then you’ll project, that onto others.
Friendship comes in different forms.
There are acquaintances: people we may like, but we don’t share our secrets with them.
There are group friends: people we share an activity with a regular basis, but whom we may not see regularly once the group activity ends.
There are individual friends, who often become good pals and even best friends.
Friendship evolves.
They ripen slowly.
A friend wants the best for you and doesn’t expect you to think the same as he or she does.
Friendship isn’t perfect.
Every friendship has hurdles to overcome.
Arguments and misunderstandings occur.

quinta-feira, 12 de julho de 2012

"Bordado Madeira"

Palavra puxa palavra - Internet

Com a internet posso pesquisar,
Pesquisar uma boa informação.
Informação que me ajuda nos trabalhos:
Trabalhos que vou apresentar aos professores.
Professores que me ajudam a ter mais conhecimento,
Conhecimento para uma melhor comunicação.
Comunicação para saber transmitir a mensagem,
Mensagem que pode ser transmitida pela Internet.
Internet, um livro aberto:
Mundo que se está a modificar,
Modificar a nossa sociedade.
Sociedade que deixa de ter contacto,
Contacto com as pessoas que compram e consultam pela Internet,
Internet que muita gente intitula como a "Era da revolução da Informação".


Gracinda Rodrigues Vieira

Reflexão DR4

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Campo ou Cidade

Reflexão NG6 DR1

O Campo e a Cidade

Reflexão NG6 DR2

Reflexão NG6 DR3

A ética e a moral


Padaria e Pastelaria


Instituição


Sandro Boticell


Cartaz - Ilha do lixo


Álvaro Sisa Vieira


Reflexão

Neste domínio de referência visualizamos três documentários, “o aranha céus verde da Eco-Engenharia” neste documentário podemos ver como foi construído um prédio de raiz pensando em todos os pormenores para usar os materiais ecológicos e energias renováveis.
“Portugal um retrato social” neste documentário vemos a forma de vida das pessoas, cada vez mais as pessoas procuram as periferias para viver mais continuando a trabalhar na cidade. Os custos de vida nas grandes cidades são muito elevados, embora seja nas cidades que temos mais oportunidades de empregabilidade e uma vida social mais ativa, já nas periferias os custos de vida tornam-se mais económicos.
“Regresso ao campo” hoje os tempos mudaram e cada vez mais as pessoas procuram o campo, à procura de novas oportunidades e de mudanças nas suas vidas, cansadas das cidades procuram uma vida mais saudável, como podemos verificar no documentário. Construíram-se estradas e assim vão-se aproximando as regiões. Com as novas tecnologias há trabalhadores que conseguem trabalhar à distância, embora nem todos tenham essa sorte, há pessoas que deixam os seus próprios trabalhos e se dedicam a outros trabalhos como por exemplo a agricultura biológica, atividades de lazer entre outras.
Também analisamos um texto sobre o turismo rural, é uma grande aposta pois traz mais emprego e os meios rurais começam a ter mais habitantes, na medida em que muitas regiões já estavam completamente desertas e ao abandono. Embora as autarquias nem sempre valorizem este tipo de iniciativa, e não facilita as burocracias para a reconstrução das casas. O turismo rural nos dias de hoje não só é procurado por estrangeiros, mas também pelos próprios portugueses, visto a crise que o país atravessa as pessoas não têm dinheiro para viajar e optam por fazer as suas férias “cá dentro” e aproveitam este tipo de turismo rural.
Relembrei as expressões idiomáticas do regionalismo num exercício de vocabulário, fez-me regressar à minha juventude vivia numa zona onde as pessoas com menos cultura ou mesmo analfabetas usavam essas expressões, achei muito engraçado.
Ao trabalharmos para atividade integradora fizemos umas pesquisas no dicionário de regionalismo e elaboramos jogos lúdicos-pedagogicos utilizando regionalismos.
Ao longo deste domínio de referência todos os trabalhos que fomos elaborando foram uma mais- valia para mim embora já tivesse conhecimentos em alguns deles o que mais me impressionou foi a construção do “aranha céus verde da  Eco-Engenharia”, é de admirar estes engenheiros e arquitetos que cada vez mais pensam no bem estar da população e sem prejudicar o meio ambiente, na minha opinião é um exemplo a seguir não só pelos Estados Unidos da América, mas por todo o mundo.

                                                                                   Gracinda Rodrigues Vieira

Hércules e Hidra


Reflexão - STC Fundamentos


A Internet




Iniciamos este domínio de referência no dia 20/09/2011, onde a formadora  nos deu os conteúdos a abordar e o número de sessões previstas. O tema deste domínio é a Internet.
No dia 27/09/2011 fizemos uma ficha de trabalho através de pesquisa.

Ficha de trabalho

1.     O que é a Internet?

A Internet é uma rede que tem a capacidade de se interligar com todos os computadores do mundo.

2.     Como surgiu a Internet?

Em 1957 a Rússia lançou o primeiro satélite artificial “Sputnik”, como reação a este avanço tecnológico russo, o presidente dos Estados Unidos da América criou a ARPA(Advanced Reasearch Project Agency) , com o objetivo de desenvolver programas respeitantes aos satélites e ao espaço. A primeira rede de computadores foi construida na universidade da Califórnia.





3.     Identifique a família de protocolos TCP/IP utilizados na Internet.

          TCP – Transmission Control Protocol – Protocolo TCP, providencia garantia de entrega dos pacotes e serviço de conexão virtual para aplicações.

          IP – Define a forma como um determinado computador é reconhecido na Internet, ou seja, o seu endereço IP- é representado por 4 números décimais, separados por pontos entre os números .
DNS – Domain Name System – A cada endereço IP está associado um nome mais fácil de ser memorizado pelos utilizadores, ex: www.portoeditora.pt- corresponde ao IP192.168.1.32.

SMTP – Simple Mail Transfer Protocol- possibilita a comunicação entre computadores por correio eletrónico. ( e-mail).

FTP – Fille Transfer Protocol – possibilita a transferência de ficheiros através da Internet.

Telnet – É utilizado na ligação de computadores remotos  para a execução de programas.

4.     O que é preciso para aceder à Internet?
Para aceder à Internet é preciso Hardware e Software e um fornecedor de serviços.
Hardware – computador, modem, 1 linha telefónica normal, Rdis ou uma ligação por cabo.
O Modem é um aparelho que permite aos computadores comunicarem entre si, através de linhas telefónicas.

5.     A internet oferece uma infinidade de recursos. Faça uma breve caraterização dos principais serviços básicos.

World Wide Web – É um motor de busca, é um sítioda net cujoa função é encontrar outros sítios e páginas.ex de um motor de busca : www.Google.com.
Correio eletrónico – permite enviar e receber correio através de todo o mundo, por custos muito baixos, também é conhecido por e-mail, cada utilizador da internet dispõe de um endereço de e-mail.

Tranferência de ficheiros – É um serviço que permite transferir ficheiros entre um computador pessoal e um servidor.

Grupos de discussão – os grupos de discussão ( news groups) , permitem colocar perguntas a outros internautas ou analisar respostas já dadas a perguntas que nos podem interessar.

Listas de correio – O principal objetivo das listas de correio eletrónico são agregar vários e-mails individuais num único endereço, facilitando assim a comunicação em grupo.

Comunicação em tempo real – Esta permite a comunicação com amigos, familiares, usando texto, áudio, vídeo e outras ferramentas de colaboração.

Videoconferência – é uma tecnologia que permite o contacto visual e sonoro entre pessoas que estão em lugares diferentes, dando a sensação de que os interlocutores encontram-se no mesmo local. Permite não só a comunicação entre um grupo, mas também a comunicação pessoa a pessoa.

6.     A transferência de ficheiros é um dos serviços mais populares da internet. Distinga download de upload.
Download é a transferência de dados de um computador remoto para um computador local. Upload é a transferência de dados de um computador local para um computador remoto.

7.     Descreva os tipos de software que podem ser transferidos da internet para o nosso computador, sem necessidade de efetuar pagamento.

Exemplos de software gratuito pode ser o Adobe Reader , podemos fazer downloads de filmes , músicas,etc.  Freeware – não implica o pagamento de licenças para a sua utilização, mas é necessário contrato de licenciamento, onde o utilizador deverá concordar com esse mesmo contrato que normalmente acompanha o programa.

8.     O que entende por Web 2.0? Apresente alguns exemplos de aplicações Web 2.0.

A Web 2.0 é a mudança para uma internet como plataforma, é um entendimento das regras para obter sucesso nesta nova plataforma. A regra mais importante é desenvolver aplicativos que aproveitem os efeitos de rede para se tornarem merlhores quando  mais usados pelas pessoas, aproveitando a inteligêncis coletiva.

9.     O que são redes sociais?

Rede social é uma estrutura social composta por pessoas ou organizações , conectadas por um ou vários tipos de relações, que partilham valores e objetivos comuns. Ex: facebook, orkut, myspace, twitter…









Zélia Rodrigues

Ética e códigos deontológicos


Deontologia e princípios éticos


A Globalização


Regionalismo

Adivinhas:

1-Qual a coisa qual é ela que o pai é verde a mãe é branca e os filhos são pretos?


Resposta: Anona, nona (regionalismo)

2-Qual a coisa qual é ela que entra-se dentro de uma casinha mete-se na rachinha e lá faz-se uma conversinha?

 Resposta: Cabine telefónica.

3-Qual a coisa qual é ela dá-se uma mamadela, torcedela, lambidela e apara la o cú (rabo) que lá vai ela?

Resposta: Agulha


Anedotas:

1- Se existem 5 melros e um galo e você atira num, quantos sobram?

- resposta: Todos saem voando com barulho do tiro.

2- Existem 3 mulheres sentadas  num banco comendo um gelado. Uma está a lambar, outra está chupando e a terceira está mordendo, qual delas é a casada?

Resposta: A casada é a que tem a alianca do dedo.

3-Havia uma rua onde tinha muitas abelhas, as pessoas que passavam neste local tinham muito medo de lá passar. Certo dia uma vizinha  pergunta a  outra , avistaste alguma abelha  hoje? Ela responde rapidamente.

Resposta:Não vi se não um cantre.

4- Qual a diferença entre a bezerra e o busico?

A bezerra bebe água e dá leite, o busico bebe leite e dá água.

5- A meio da noite se alevanta-se o francês, atrema a hora não atrema o mês, tem uma serra não é carpinteiro, cava no chão, não acha dinheiro.

 O galo

6- Presta para se comer, mas não se come assado, nem cru, nem cozinhado. O que é?

O prato


7- Vou indo eu por aqui abaixo à procura de freguês, levo em cima quem procuro, levo dentro quem me fez. O que é?

A carta


8- Corro bem, aparafita nada me pára, corro mais pelo mato do que pela estrada.

O fogo


9- O que é que isto vem a ser, se me soltam estou sumido e o meu dever é prender?

O alfinete


10-Quantos tipos de animais existem na tua abelha?

Três. Um macaco (no porta-malas), muitas porcas (no motor) e um burro (conduzir)



11- O que é que as busicas têm e os busicos não têm?

A letra a

12- Uma senhora do campo que pela primeira vez vai a cidade. Desloca-se até a paragem da rodoeste e passa o primeiro “horário”. faz sinal de paragem e pergunta ao “chaufer”:
-Este horário vai para a cidade?
- Não, minha senhora, vai para o funchal.
- Esta bem, vou esperar a outra.
 Este dialogo repete-se mais duas vezes, ate que chega a conclusão de que a cidade é o funchal.



Trabalho elaborado por:
Arlindo Sousa
Cecília Costa
Luísa

Palavra puxa Palavra


Internet

A internet é muito para o nosso dia-a-dia,
Dia-a-dia que é muito utilizado com variedade de programas,
Programas interessantes que nos oferecem informações onde aprendemos´
Aprendemos a consultar sites´
Sites, como o Google que tem muita informação para pesquisar´
Pesquisar informação, pois não vivemos sem ela!
Ela que está sempre a ser actualizada´
Actualizada está a internet´
Internet que agora vou dominando´
Dominando principalmente o word´
Word que inicialmente foi algo inovador´
Inovadores são os sites.
Sites que agora fazem parte das nossas vidas´
Vidas que estão sempre a progudir´
Progudir com o avanço das novas tecnologias´
Tecnologias que actualmente fazem sucesso´
Sucesso teve o homem´
Homem que teve a fantástica ideia:
Ideia de uma forma de comunicação mais rápida´
Rápida e eficaz´
Eficaz é a internet´
Internet que temos acesso 24 horas por dia.

                                                                                            

Arlindo Sousa
14-10-2011

Diálogo no Restaurante

Numa mesa de restaurante

A família Nóbrega, certo dia, cansados de passarem todos os serões em casa, resolveram procurar um restaurante para desfrutar bons momentos e bons sabores.
Já sentados a mesa são atendidos pelo empregado:

Empregado _ Boa noite, sejam bem-vindos, espero que passem momentos agradáveis. Por favor, o que desejam?

João (Pai) _ por favor, uma garrafa de vinho chaminé para dois.

Empregado_ E para o menino?

Diogo (filho) _ Para mim, um Compal de pêssego, por favor.

Empregado_ Desejam escolher ementa?

João (pai) _ Sim, por favor.

Maria (mãe) - O que vamos escolher querido?

João (pai) _ Bem… apetece-me bacalhau com natas.

Maria (mãe) - Parece-me bem. E tu filho, que gostarias de jantar?

Diogo (filho) - Batatas fritas com bife.

Empregado- Já decidiram?

João (pai) - Sim, bacalhau com natas para mim e a minha esposa e para o meu filho batatas fritas com bife.

Empregado- Está bem, só um momento.

João (pai) - Querida, que delicioso está.

Maria (mãe) _ Pois é, fizemos uma boa opção.

Diogo (filho)_ Papá, precisamos de vir cá mais vezes.

João (pai) - Está bem, voltamos no teu aniversário.

E foi assim o jantar delicioso da família Nóbrega…


Trabalho elaborado por: 
Arlindo
Cecília

Casa Ecológica

Elaborado por:
Arminda Sousa
Cecília Costa

Reflexão NG6 DR1


Foi interessante abordar este domínio de referência. Neste domínio não senti qualquer dificuldade, contudo fiquei com mais alguns conhecimentos sobre a matéria que foi abordada durante as sessões. Em relação à arquitetura mais concretamente à construção de casas ecológicas/sustentáveis fiquei com outra base de conhecimentos que, com certeza, me será útil para o meu dia a dia. Durante as sessões a formadora propôs-nos uma atividade sobre a mesma. Nesta atividade cada formando tinha de descrever a sua casa ideal elaborando um pequeno texto, mas tendo em atenção, mencionando os aspetos ecológicos para que daí resultassem uma “casa sustentável”, o que achei fantástico, pois com este elaborei um pequeno texto, onde descrevi a minha própria casa acrescentando apenas mais algumas características ecológicas. Como por exemplo, nesta construção existem as seguintes características:
Paredes exteriores duplas e interiores simples;
Isolar janelas, paredes, chão e teto e torná-la mais confortável;
Vidro duplo e Isolamento acústico;
Construção de telhados com estrutura de calhas galvanizadas;
Sistema de aquecimento a biomassa para o aquecimento no Inverno;
Bomba de calor geotérmico para refrigerar no Verão;
Painéis e coletores solares para produção de energia elétrica e aquecimento da água;
Energia eólica para produção de energia eléctrica.
Também não deixa de ser, sem margens de dúvida, que esta tarefa foi uma forma para cada colega da turma pôr em prática as suas ideias e imaginação.
          Por achar este trabalho muito estimulante quis colocá-lo no meu portefólio na página que se segue. 
                                                                                          Arlindo Sousa
29-01-2012

Hércules e a Hidra

Le Coubusier


Regresso ao campo


Reflexão


terça-feira, 10 de julho de 2012

" Etnografia da Ponta do Sol e Calheta"

http://prezi.com/vd2o7lv6atcx/copy-of-historias-da-ponta-do-sol-e-calheta/

Elaborado por:
Carlos Rabim
Gracinda Vieira

Agricultura biológica

Foi elucidativa a visualização dos documentários sobre a agricultura.
Ao dar conta do êxodo rural que se verificou há alguns anos atrás e do abandono das profissões ligadas ao seu meio, hoje constato o seu retorno.
Esse retorno não é feito da mesma forma de antigamente.
Existem novos modos de exploração agrícola que exigem formação específica, e mesmo quem não a tem, vai aprendendo a manobrá-las, pois já percebeu que é muito mais fácil cultivar com estes auxílios, sendo também importante uma postura de preservação do meio ambiente, promover cuidados de segurança, preservação e equilíbrio, considerando o local e um futuro com qualidade.
Procura-se fazer uma agricultura biológica, o mais perto da natureza, sem pesticidas, tentando recuperar os sabores e alguma qualidade dos produtos agrícolas.
A adubagem da terra é feita com o estrume dos animais, servindo como fertilizante natural, e fazendo um aproveitamento dos recursos disponíveis para minimizar o impacto ambiental e os riscos para a saúde.
Esta é uma agricultura certificada, o que proporciona a confiança dos consumidores.
Desde que existe agricultura há melhoramento, as plantas melhores são selecionadas para próximos cultivos.
A engenharia genética veio possibilitar a diminuição do número de gerações e tempo necessário para o desenvolvimento de novos cultivos, tendo em conta o acentuado crescimento populacional e contribuindo com aperfeiçoados mecanismos, por forma a reduzir os efeitos nefastos na atmosfera e no solo, desencadeados pelos diversos pesticidas usados.
Pessoalmente considero a engenharia genética algo paradoxal, na medida em que existem riscos reais para a saúde, nomeadamente estes alimentos podem prejudicar seriamente o tratamento de algumas doenças, por possuírem genes de resistência aos antibióticos.

"laurissilva da Madeira"

http://prezi.com/zhaiprwy6tbn/present/?auth_key=udtb3qo&follow=6p6cciavt7qy

Trabalho elaborado:
Arlindo Sousa
Cecília Costa

Oriflame - Cuidados de Rosto e Maquilhagem

http://prezi.com/jsfhwd_crij8/oriflame/

Elaborado por:
Arminda Sousa
Joana Gouveia

Segurança rodoviária

Foram deveras elucidativas algumas das visualizações a que assistimos ao longo do domínio de referência.
É nossa obrigação e dever enquanto indivíduos inseridos na sociedade, assumirmos as responsabilidades em rigorosamente tudo o que praticámos.
É de suma importância estar consciente e sóbrio na condução, porque diariamente passam por nós dezenas de vidas, que merecem serem tratadas com todo o respeito e dignidade.
Verifico que a maioria dos acidentes se devem a erro humano; pessoas que negligenciam itens de segurança, provocando danos irreversíveis na vida de outros, sejam por: velocidade excessiva; condução sob o efeito do álcool; manobras perigosas; distância insuficiente em relação ao veículo da frente; desrespeito pela sinalização, entre outros.
Torna-se imperioso manter sempre a distância de segurança, desta forma conseguirei se necessário imobilizar o veículo em segurança.
Se infracionar esta regra, desde o momento da reacção até à travagem poderei não ter tempo de evitar uma colisão, quiçá fatal.
Os conceitos de segurança e prevenção deverão estar sempre presentes no nosso quotidiano e em qualquer situação que possa envolver o risco de acidente.
Como cidadãos responsáveis devemos contribuir para a diminuição da sinistralidade.
Achei uma óptima ideia os CTT terem em curso um projecto de segurança rodoviária com implicações na gestão de frotas.
Este programa nasceu a partir da ideia da Carta Europeia de Segurança Rodoviária; consiste numa plataforma europeia participativa, a partir da qual os agentes se comprometem a desencadear acções concretas e partilhar boas práticas para resolver problemas de segurança rodoviária.
Eis um bom exemplo de como podemos intervir eficazmente e solucionar grande parte de graves dissabores.

A sangria da pátria

 A visualização deste documentário despertou-me alguma tristeza.
Pude contextualizar o Portugal de outrora: um Portugal marcadamente rural, politicamente fechado, devido ao sistema de ditadura vigente e sem perspetivas de progresso à vista.
O atraso secular em que Portugal se encontrava fez com que aumentasse drasticamente o êxodo rural, na tentativa de fuga à precariedade e miséria extrema que a população se sujeitava.
A falta de trabalho, o fraco desenvolvimento económico, a visão retrógrada do nosso soberano desencadeou um fluxo emigratório sem precedentes na história de Portugal.
A França foi um país de eleição, visto encontrar-se em franca expansão económica, o que implicava o recrutamento de trabalhadores e lamentavelmente para funções pouco qualificadas na indústria transformadora, na construção civil ou no trabalho doméstico.
Estes trabalhadores, por vezes, eram explorados e viviam miseravelmente, quase um modo de vida sem dignidade.
Muitos viajavam clandestinamente, sem mínimo de condições, alguns sucumbindo mesmo antes de destino final.
E por lá se fixaram, trabalhando dia e noite na ambição de amealharem dinheiro, por forma a aumentar o seu pecúlio e construírem uma casa no seu país natal.
Os nossos emigrantes procuravam uma forma de passar a mensagem de que tudo corria bem, quando na verdade para alguns era uma realidade ambígua e muito relativa.
Este é o retrato social de um Portugal que não soube investir e acreditar nos seus filhos, que coagidos partiram à procura de uma vida melhor.
Por lá se estabeleceram e criaram raízes.
Raízes essas, que atualmente não lhes permitem interromper os laços e afeições que reciprocamente os unem no país de acolhimento.

Sete vidas

Foi de facto um filme com elevada carga emocional, que cativa até a
pessoa mais insensível.
Este filme ajudou-me a refletir no quanto devemos ser conscientes e responsáveis, em rigorosamente tudo o que fazemos.
De todos os nossos atos advêm consequências, que podem ser positivas, ou negativas, e que quase sempre envolvem direta ou indiretamente pessoas que merecem ser tratadas com respeito enquanto seres vivos.
É um drama que aflora sensações inexplicáveis acerca do ser humano, do que somos e do que podemos ser.
É difícil avaliar o que levaria de fato Ben a suicidar-se da forma mais cruel e em paralelo ajudar sete pessoas.
Foi um ato profundamente altruísta, da forma como se desencadeou acho que só acontece em ficção.
Hoje, vivemos num mundo em que se privilegia o individual, como forma de afirmação e realização, lamentavelmente convergindo para o egocentrismo e  dado o modo exacerbado de vida que temos, nem para nos questionar temos tempo.
O ator após o acidente, vive a todo o momento com sofrimentos de várias ordens, de pessoas em situação igual ou pior do que a sua.
Apesar de toda a avalancha, ele não busca ajuda para sair daquela situação, afunda-se cada vez mais, e é assim que muitas pessoas vivem a sua vida, mergulhadas nos seus problemas, sem vislumbrar resquícios de luz e acabam sendo destruídas, não tendo forças para ultrapassar a situação menos boa, entregando-se muito facilmente de corpo e alma.
Na vida o caminho faz-se caminhando logo, para caminhar é preciso desbravar…
Sete vidas mostra-nos sete interpretações diferentes de como viver e todas elas têm em comum o fato de terem chegado a um momento decisivo das suas vidas, em que precisam desesperadamente de ajuda para sobreviver. Achei encantador a forma como Emily assume a sua doença e de como se aproxima de Ben.
A sua simplicidade e naturalidade faz com que Ben pela primeira vez veja o mundo com outra visão e de que é possível ser feliz.
Acho que acreditou na capacidade de amar ao próximo dentro de cada ser humano, tanto que preteriu do seu coração para que Emily vivesse.


A história da internet

A internet surgiu numa época de hostilidade política e social, visando ações de espionagem militar entre países.
Jamais imaginariam que servisse e simples comum.
Em 1957 a Rússia lançou para o espaço o primeiro satélite artificial denominado de Sputnik, completando uma órbita em volta da Terra em cada 90 minutos e emitia sinais de rádio, audíveis por qualquer indivíduo que utilizasse rádio recetor.
Foi o primeiro grande passo para o avanço e desenvolvimento de novas tecnologias, cada vez mais aperfeiçoadas e fazendo face às necessidades que então emergiam.
Robert Taylor continuou a orientação iniciada por Licklider e deu início a primeira rede de computadores.
Tornou-se numa tarefa árdua, visto existirem redes de computadores com normas impostas e linguagens incompatíveis com as dos restantes. Eram prioridades da rede oferecer confiança aos utilizadores.
Para que todos os computadores comunicassem entre si elaborou-se um protocolo que regulamentou o intercâmbio das mensagens.
Posteriormente verificou-se a sua insuficiência para gerir este novo tipo de comunicações, procedendo-se a instalação de um novo módulo que estabelecia as conexões, as interrompia, as comutava e controlava o fluxo das mensagens independentemente do “ hardware” que a suportava. Agosto de 1972 foi um marco para início da primeira comunicação virtual, em paralelo foram construídas outras redes favorecendo outros países e acelerando o desenvolvimento de programas utilitários que simplificavam a utilização deste instrumento nunca antes utilizado.
Criou-se então uma rede de alcance mundial com uma infraestrutura que suporta os motores de busca, tendo como função encontrar outros sítios e páginas. Dada a grande afluência de utilizadores em Portugal, registou-se em 1995 uma explosão de uso da internet. Hoje dificilmente vivemos sem o uso, instalou-se uma dependência que foi-se complementando com o dia-a-dia e com os hábitos das pessoas. De facto a internet dá-nos mais amplitude de informação sobre determinado assunto, rapidez na procura em qualquer lugar e a qualquer momento, interagimos em tempo real com o mundo a qualquer hora mas, obviamente existe o reverso da moeda, pois essas informações nem sempre são credíveis, qualquer pessoa pode ter acesso, sendo realmente preocupante no caso de serem crianças que por vezes são aliciadas: ao sexo, a pornografia, a violência, vendas ilícitas de drogas, de armas e tráficos humanos.
É necessário haver um certo equilíbrio na sua utilização, seja de adultos ou crianças, nestas últimas seria bom a vigilância dos pais, de forma a evitar alguns transtornos.
Foi proveitoso o nosso trabalho de grupo onde abordamos a internet e as suas vertentes. Deixou-nos mais sensibilizados e atentos as precauções que deveremos ter.

" Levadas da Madeira"

Urbanismo e mobilidade

Foi sem dúvida elucidativo abordar esta temática, visto fazer parte do nosso quotidiano.
A mobilidade é um fator de progresso e de crescimento económico, procurado por muitas pessoas, visando, uma melhor condição de vida.
Permite-nos alargar horizontes, proporciona-nos uma maior abertura e o cruzamento e partilha de valores promovendo, desta forma, a multiculturalidade entre povos de várias etnias.
Ao falarmos de arquitetura percebi que tinha uma mentalidade, de certa forma, pequena e que ao longo dos anos reuni  pouca informação sobre o assunto.
Foi interessante a leitura do texto “A minha casa ideal”.
Naturalmente tenho o sonho de ter uma casa ideal, (junto anexo) essa casa projeta a minha forma de ser e estar, visto ser um espaço onde tudo irá de encontro ao conforto e bem estar familiar.
Esta projeção impulsiona-me a tomar realmente consciência do que sou e do que valorizo.
Sensibilizou-me esta frase: “…conjunto de referências que conseguimos reunir sobre nós mesmos, sobre as nossas vidas”.
Desta forma dá-se a oportunidade das pessoas que convivem connosco, de partilhar um mundo a ser descoberto dentro de cada um de nós.
Evidentemente para se realizar uma arquitetura é necessário os devidos materiais de construção.
Na realização deste pequeno glossário técnico, muito pouco eu soube identificar logo, permitiu-me clareza dos materiais à utilizar e se eventualmente construir uma casa já possuo algumas bases.
É importante situar na história o que hoje nos caracteriza.
Foi relevante verificar os vários tipos de arquitetura e, por conseguinte, os seus arquitetos.
Não há um modelo de arquitetura único por vezes, são formas que se fundem em origens diversas, originando grandes e belíssimas obras.
Sou apaixonada  pela época do iluminismo que acredito que deixou marcas indeléveis na estrutura mundial e, particularmente, na causa social, não descurando a causa estética, graças à visão peculiar e futurista, aliada ao progresso e desenvolvimento das ciências pelos iluministas.
Portanto, relaciono iluminismo com modernidade.
E na presente época temos grandes arquitetos, com diferentes perspetivas e onde todos se enquadram.
Escolhi pesquisar sobre o Sisa Vieira, por me identificar com a sua obra (junto anexo).
É sempre vantajoso conhecer a nossa terra, uma terra de origem vulcânica onde, a erosão foi esculpindo progressivamente o relevo, sob a forma imponente de vales e arribas e neles se fundem casas e agricultura, por vezes, à beira do precipício.
Ao longo deste DR, a minha maior dificuldade foi sem dúvida elaborar o PowerPoint.
Embora já tenha evoluído, existem ainda alguns conteúdos aos quais eu não domino, em muito se deve à falta de tempo para praticá-los.
Mas, como foi necessário dispensar algum tempo para elaborá-lo e com a ajuda dos meus colegas de grupo, senti que tinha superado algumas dessas dificuldades.