terça-feira, 10 de julho de 2012

Campo ou Cidade?

Formando 1:
Assuma-se como um habitante de uma zona rural e defenda a posição da vida no campo em detrimento da vida na cidade. Apresente todas as vantagens e desvantagens da situação que defende.
Sou um habitante de uma zona rural. Foi esta a minha opção de vida.
Aqui respiro um ar pouco poluído, posso ver um céu estrelado, ouvir o canto dos grilos e aves, o rumorejo das árvores.
Vivo com tranquilidade e tempo. É uma sensação de liberdade, sem o relógio a escravizar-me. Por outro lado sei que na cidade não existe sossego, nem silêncio.
Temos trilhos na floresta para percorrermos a pé, onde podemos apreciar a fauna e a flora.
Os terrenos estão cultivados pelos habitantes locais. Esses terrenos dão-nos legumes, hortaliças e frutas frescas para a nossa alimentação. Dá gosto ver as nascentes com a sua água cristalina e fresca, que pode ser bebida.
Todas as famílias têm a sua própria casa. A compra de terrenos é acessível. Algumas pessoas vindas das cidades já cá têm a sua casa de férias.
É certo que não temos auto-estradas, mas temos caminhos que nos levam a sair de cá quando necessário. As viaturas por aqui são poucas. Raramente fazem grandes viagens.
Por cá os eventos culturais são raros e acontecem na Casa do povo. Além deste, temos também uma Junta de freguesia, Segurança Social, escola e um pequeno Centro de Saúde.
Aos domingos temos missa numa pequena igreja que reúne toda a aldeia. É no fim desta, que todas as pessoas se reúnem para um aperitivo.
Por cá as ofertas de trabalho são poucas, o isolamento é muito e o acesso à informação.

Sem comentários:

Enviar um comentário