quarta-feira, 11 de julho de 2012

A Internet




Iniciamos este domínio de referência no dia 20/09/2011, onde a formadora  nos deu os conteúdos a abordar e o número de sessões previstas. O tema deste domínio é a Internet.
No dia 27/09/2011 fizemos uma ficha de trabalho através de pesquisa.

Ficha de trabalho

1.     O que é a Internet?

A Internet é uma rede que tem a capacidade de se interligar com todos os computadores do mundo.

2.     Como surgiu a Internet?

Em 1957 a Rússia lançou o primeiro satélite artificial “Sputnik”, como reação a este avanço tecnológico russo, o presidente dos Estados Unidos da América criou a ARPA(Advanced Reasearch Project Agency) , com o objetivo de desenvolver programas respeitantes aos satélites e ao espaço. A primeira rede de computadores foi construida na universidade da Califórnia.





3.     Identifique a família de protocolos TCP/IP utilizados na Internet.

          TCP – Transmission Control Protocol – Protocolo TCP, providencia garantia de entrega dos pacotes e serviço de conexão virtual para aplicações.

          IP – Define a forma como um determinado computador é reconhecido na Internet, ou seja, o seu endereço IP- é representado por 4 números décimais, separados por pontos entre os números .
DNS – Domain Name System – A cada endereço IP está associado um nome mais fácil de ser memorizado pelos utilizadores, ex: www.portoeditora.pt- corresponde ao IP192.168.1.32.

SMTP – Simple Mail Transfer Protocol- possibilita a comunicação entre computadores por correio eletrónico. ( e-mail).

FTP – Fille Transfer Protocol – possibilita a transferência de ficheiros através da Internet.

Telnet – É utilizado na ligação de computadores remotos  para a execução de programas.

4.     O que é preciso para aceder à Internet?
Para aceder à Internet é preciso Hardware e Software e um fornecedor de serviços.
Hardware – computador, modem, 1 linha telefónica normal, Rdis ou uma ligação por cabo.
O Modem é um aparelho que permite aos computadores comunicarem entre si, através de linhas telefónicas.

5.     A internet oferece uma infinidade de recursos. Faça uma breve caraterização dos principais serviços básicos.

World Wide Web – É um motor de busca, é um sítioda net cujoa função é encontrar outros sítios e páginas.ex de um motor de busca : www.Google.com.
Correio eletrónico – permite enviar e receber correio através de todo o mundo, por custos muito baixos, também é conhecido por e-mail, cada utilizador da internet dispõe de um endereço de e-mail.

Tranferência de ficheiros – É um serviço que permite transferir ficheiros entre um computador pessoal e um servidor.

Grupos de discussão – os grupos de discussão ( news groups) , permitem colocar perguntas a outros internautas ou analisar respostas já dadas a perguntas que nos podem interessar.

Listas de correio – O principal objetivo das listas de correio eletrónico são agregar vários e-mails individuais num único endereço, facilitando assim a comunicação em grupo.

Comunicação em tempo real – Esta permite a comunicação com amigos, familiares, usando texto, áudio, vídeo e outras ferramentas de colaboração.

Videoconferência – é uma tecnologia que permite o contacto visual e sonoro entre pessoas que estão em lugares diferentes, dando a sensação de que os interlocutores encontram-se no mesmo local. Permite não só a comunicação entre um grupo, mas também a comunicação pessoa a pessoa.

6.     A transferência de ficheiros é um dos serviços mais populares da internet. Distinga download de upload.
Download é a transferência de dados de um computador remoto para um computador local. Upload é a transferência de dados de um computador local para um computador remoto.

7.     Descreva os tipos de software que podem ser transferidos da internet para o nosso computador, sem necessidade de efetuar pagamento.

Exemplos de software gratuito pode ser o Adobe Reader , podemos fazer downloads de filmes , músicas,etc.  Freeware – não implica o pagamento de licenças para a sua utilização, mas é necessário contrato de licenciamento, onde o utilizador deverá concordar com esse mesmo contrato que normalmente acompanha o programa.

8.     O que entende por Web 2.0? Apresente alguns exemplos de aplicações Web 2.0.

A Web 2.0 é a mudança para uma internet como plataforma, é um entendimento das regras para obter sucesso nesta nova plataforma. A regra mais importante é desenvolver aplicativos que aproveitem os efeitos de rede para se tornarem merlhores quando  mais usados pelas pessoas, aproveitando a inteligêncis coletiva.

9.     O que são redes sociais?

Rede social é uma estrutura social composta por pessoas ou organizações , conectadas por um ou vários tipos de relações, que partilham valores e objetivos comuns. Ex: facebook, orkut, myspace, twitter…









Zélia Rodrigues

Sem comentários:

Enviar um comentário