terça-feira, 10 de julho de 2012

Urbanismo e mobilidade

Foi sem dúvida elucidativo abordar esta temática, visto fazer parte do nosso quotidiano.
A mobilidade é um fator de progresso e de crescimento económico, procurado por muitas pessoas, visando, uma melhor condição de vida.
Permite-nos alargar horizontes, proporciona-nos uma maior abertura e o cruzamento e partilha de valores promovendo, desta forma, a multiculturalidade entre povos de várias etnias.
Ao falarmos de arquitetura percebi que tinha uma mentalidade, de certa forma, pequena e que ao longo dos anos reuni  pouca informação sobre o assunto.
Foi interessante a leitura do texto “A minha casa ideal”.
Naturalmente tenho o sonho de ter uma casa ideal, (junto anexo) essa casa projeta a minha forma de ser e estar, visto ser um espaço onde tudo irá de encontro ao conforto e bem estar familiar.
Esta projeção impulsiona-me a tomar realmente consciência do que sou e do que valorizo.
Sensibilizou-me esta frase: “…conjunto de referências que conseguimos reunir sobre nós mesmos, sobre as nossas vidas”.
Desta forma dá-se a oportunidade das pessoas que convivem connosco, de partilhar um mundo a ser descoberto dentro de cada um de nós.
Evidentemente para se realizar uma arquitetura é necessário os devidos materiais de construção.
Na realização deste pequeno glossário técnico, muito pouco eu soube identificar logo, permitiu-me clareza dos materiais à utilizar e se eventualmente construir uma casa já possuo algumas bases.
É importante situar na história o que hoje nos caracteriza.
Foi relevante verificar os vários tipos de arquitetura e, por conseguinte, os seus arquitetos.
Não há um modelo de arquitetura único por vezes, são formas que se fundem em origens diversas, originando grandes e belíssimas obras.
Sou apaixonada  pela época do iluminismo que acredito que deixou marcas indeléveis na estrutura mundial e, particularmente, na causa social, não descurando a causa estética, graças à visão peculiar e futurista, aliada ao progresso e desenvolvimento das ciências pelos iluministas.
Portanto, relaciono iluminismo com modernidade.
E na presente época temos grandes arquitetos, com diferentes perspetivas e onde todos se enquadram.
Escolhi pesquisar sobre o Sisa Vieira, por me identificar com a sua obra (junto anexo).
É sempre vantajoso conhecer a nossa terra, uma terra de origem vulcânica onde, a erosão foi esculpindo progressivamente o relevo, sob a forma imponente de vales e arribas e neles se fundem casas e agricultura, por vezes, à beira do precipício.
Ao longo deste DR, a minha maior dificuldade foi sem dúvida elaborar o PowerPoint.
Embora já tenha evoluído, existem ainda alguns conteúdos aos quais eu não domino, em muito se deve à falta de tempo para praticá-los.
Mas, como foi necessário dispensar algum tempo para elaborá-lo e com a ajuda dos meus colegas de grupo, senti que tinha superado algumas dessas dificuldades.

Sem comentários:

Enviar um comentário