terça-feira, 10 de julho de 2012

A história da internet

A internet surgiu numa época de hostilidade política e social, visando ações de espionagem militar entre países.
Jamais imaginariam que servisse e simples comum.
Em 1957 a Rússia lançou para o espaço o primeiro satélite artificial denominado de Sputnik, completando uma órbita em volta da Terra em cada 90 minutos e emitia sinais de rádio, audíveis por qualquer indivíduo que utilizasse rádio recetor.
Foi o primeiro grande passo para o avanço e desenvolvimento de novas tecnologias, cada vez mais aperfeiçoadas e fazendo face às necessidades que então emergiam.
Robert Taylor continuou a orientação iniciada por Licklider e deu início a primeira rede de computadores.
Tornou-se numa tarefa árdua, visto existirem redes de computadores com normas impostas e linguagens incompatíveis com as dos restantes. Eram prioridades da rede oferecer confiança aos utilizadores.
Para que todos os computadores comunicassem entre si elaborou-se um protocolo que regulamentou o intercâmbio das mensagens.
Posteriormente verificou-se a sua insuficiência para gerir este novo tipo de comunicações, procedendo-se a instalação de um novo módulo que estabelecia as conexões, as interrompia, as comutava e controlava o fluxo das mensagens independentemente do “ hardware” que a suportava. Agosto de 1972 foi um marco para início da primeira comunicação virtual, em paralelo foram construídas outras redes favorecendo outros países e acelerando o desenvolvimento de programas utilitários que simplificavam a utilização deste instrumento nunca antes utilizado.
Criou-se então uma rede de alcance mundial com uma infraestrutura que suporta os motores de busca, tendo como função encontrar outros sítios e páginas. Dada a grande afluência de utilizadores em Portugal, registou-se em 1995 uma explosão de uso da internet. Hoje dificilmente vivemos sem o uso, instalou-se uma dependência que foi-se complementando com o dia-a-dia e com os hábitos das pessoas. De facto a internet dá-nos mais amplitude de informação sobre determinado assunto, rapidez na procura em qualquer lugar e a qualquer momento, interagimos em tempo real com o mundo a qualquer hora mas, obviamente existe o reverso da moeda, pois essas informações nem sempre são credíveis, qualquer pessoa pode ter acesso, sendo realmente preocupante no caso de serem crianças que por vezes são aliciadas: ao sexo, a pornografia, a violência, vendas ilícitas de drogas, de armas e tráficos humanos.
É necessário haver um certo equilíbrio na sua utilização, seja de adultos ou crianças, nestas últimas seria bom a vigilância dos pais, de forma a evitar alguns transtornos.
Foi proveitoso o nosso trabalho de grupo onde abordamos a internet e as suas vertentes. Deixou-nos mais sensibilizados e atentos as precauções que deveremos ter.

Sem comentários:

Enviar um comentário