terça-feira, 10 de julho de 2012

A minha casa de sonho

A minha casa de sonho está inserida no meio da natureza, mais exactamente à beira mar. Na sua construção entram materiais ecológicos.
Uma vista de fazer deslumbrar a mente; um bonito jardim; um extraordinário interior com ótimos espaços; não preciso de me preocupar com o aquecimento e arrefecimento do clima. Estes são alguns dos aspectos que tornam esta maravilha numa bonita casa de sonho. O local da construção é um factor importante para uma boa eficiência energética.
Esta casa está, em parte, rodeada de árvores que lhe servem como abrigo dos ventos, não tem edifícios à sua volta a provocar-lhe sombra. É uma zona sem trânsito, situada a poucos quilómetros de um comércio local. A fachada principal está orientada a Sul, bem como as divisões com maior utilização, tem uma óptima iluminação natural em todas as divisões, as janelas estão colocadas de maneira a permitirem um bom arejamento à casa. Esta habitação é, na sua maioria, auto sustentável: aproveita e filtra as águas das chuvas, guardando-a em reservatórios no subsolo; capta água potável de um furo; controla e gere os resíduos domésticos; painéis solares absorvem o calor do sol transformando-o em energia eléctrica para aquecer as águas; mini geradores eólicos produzem energia; no inverno o ar que entra passa pelo sistema do painel solar, com o objectivo de aquecer o ambiente.
Janelas com vidro radiante, ajudam a manter a temperatura desejável; um sistema de persianas solares luminosas, captam energia durante o dia, para á noite emitirem luz.
Materiais com características ecológicas: madeiras com o selo de certificação, comprovando que são provenientes de árvores abatidas controladamente; tijolos ecológicos; argamassas ecológicas (Cimento feito com cal, areia e água); blocos cerâmicos e blocos reciclados; cal obtida sem emissão de gás carbónico; cimentos fabricados com resíduos industriais; colas ecológicas; tintas atóxicas; telhas e cumeeiras recicladas (Parte mais elevada de uma casa, na junção das duas águas do telhado); tubos de plástico atóxico ( sem PVC) de plástico reciclado e vernizes ecológicos.
Com o sistema domótico (conjunto das técnicas e dos estudos tendentes a integrar no habitat todos os automatismos em matéria de segurança, de gestão de energia, de comunicação, etc), pretende-se tirar partido do que há de melhor no campo das tecnologias.        
Todas as divisões estão equipadas com os mais sofisticados equipamentos tecnológicos: desde a segurança; do controle de equipamentos à distancia; e à minimização de desperdícios energéticos.
Tudo para se estabelecer uma perfeita harmonia com o meio ambiente.

Sem comentários:

Enviar um comentário