terça-feira, 10 de julho de 2012

O papel do jornalista

Deontologia e princípios éticos são um tema apaixonante onde, todas as pessoas, sem exceção, deveriam ver aplicadas à sua condição de ser social e racional.
Atualmente os meios de comunicação de massa transmitem informações que chegam a todas as partes do mundo.
Todos os problemas da humanidade são conhecidos através dessas mensagens.
No entanto, hoje em dia põe-se o problema de como selecionar as mensagens que são úteis e aquelas que não o são.
Na realidade o poder da informação é uma das mais importantes forças utilizadas pelo homem, pois por vezes, torna-se decisivo na condução e comportamento dos povos.
Como tal, basta lembrarmo-nos do poder da informação política, na medida em que o povo é grandemente influenciado por essa informação.
Infelizmente, raras exceções, essa informação é transmitida tendo em conta os interesses económicos, políticos, sociais e religiosos destas minorias que controlam ou interferem no processo informativo.
Consequentemente esta imagem transmite-nos o poder dessas minorias face à informação sobre os meios de comunicação e consequentemente sobre as populações.
Assim sendo, o jornalista como profissional da comunicação que é, tem como principal missão relatar com exatidão os acontecimentos relevantes que se verifiquem no quotidiano.
Para tal, o jornalista deve informar-se, inteirar-se integralmente dos factos de forma a poder por sua vez, informar o público com rigor e eficácia sem ceder a pressões.
Caso contrário pode prejudicar as pessoas envolvidas e a sua carreira como também induzir o pensamento público.
Para além de ser um importante e privilegiado interprete do que se passa na sociedade, o jornalista é também um instrumento de natureza ideológica e política na medida em que, através dos seus escritos e imagens, tem um poder que causa um forte impacto junto do público.

2 comentários:

  1. realmente falta carisma e idoneidade a muitas pessoas,que tentam a todo o custo manipular e induzir a opinião pública.

    ResponderEliminar