quarta-feira, 11 de julho de 2012

Reflexão

Neste domínio de referência visualizamos três documentários, “o aranha céus verde da Eco-Engenharia” neste documentário podemos ver como foi construído um prédio de raiz pensando em todos os pormenores para usar os materiais ecológicos e energias renováveis.
“Portugal um retrato social” neste documentário vemos a forma de vida das pessoas, cada vez mais as pessoas procuram as periferias para viver mais continuando a trabalhar na cidade. Os custos de vida nas grandes cidades são muito elevados, embora seja nas cidades que temos mais oportunidades de empregabilidade e uma vida social mais ativa, já nas periferias os custos de vida tornam-se mais económicos.
“Regresso ao campo” hoje os tempos mudaram e cada vez mais as pessoas procuram o campo, à procura de novas oportunidades e de mudanças nas suas vidas, cansadas das cidades procuram uma vida mais saudável, como podemos verificar no documentário. Construíram-se estradas e assim vão-se aproximando as regiões. Com as novas tecnologias há trabalhadores que conseguem trabalhar à distância, embora nem todos tenham essa sorte, há pessoas que deixam os seus próprios trabalhos e se dedicam a outros trabalhos como por exemplo a agricultura biológica, atividades de lazer entre outras.
Também analisamos um texto sobre o turismo rural, é uma grande aposta pois traz mais emprego e os meios rurais começam a ter mais habitantes, na medida em que muitas regiões já estavam completamente desertas e ao abandono. Embora as autarquias nem sempre valorizem este tipo de iniciativa, e não facilita as burocracias para a reconstrução das casas. O turismo rural nos dias de hoje não só é procurado por estrangeiros, mas também pelos próprios portugueses, visto a crise que o país atravessa as pessoas não têm dinheiro para viajar e optam por fazer as suas férias “cá dentro” e aproveitam este tipo de turismo rural.
Relembrei as expressões idiomáticas do regionalismo num exercício de vocabulário, fez-me regressar à minha juventude vivia numa zona onde as pessoas com menos cultura ou mesmo analfabetas usavam essas expressões, achei muito engraçado.
Ao trabalharmos para atividade integradora fizemos umas pesquisas no dicionário de regionalismo e elaboramos jogos lúdicos-pedagogicos utilizando regionalismos.
Ao longo deste domínio de referência todos os trabalhos que fomos elaborando foram uma mais- valia para mim embora já tivesse conhecimentos em alguns deles o que mais me impressionou foi a construção do “aranha céus verde da  Eco-Engenharia”, é de admirar estes engenheiros e arquitetos que cada vez mais pensam no bem estar da população e sem prejudicar o meio ambiente, na minha opinião é um exemplo a seguir não só pelos Estados Unidos da América, mas por todo o mundo.

                                                                                   Gracinda Rodrigues Vieira

Sem comentários:

Enviar um comentário