terça-feira, 10 de julho de 2012

Origem da União Europeia

    Neste domínio de Referência falamos sobre os Poderes do Estado nos países da União Europeia.
    Sendo assim ficamos a ter conhecimento que um Estado Membro a par da sua constituição tem os seus poderes políticos associados à União Europeia.
    O poder é exercido mediante o interesse humanitário, pois, as medidas para determinadas situações dizem respeito a todos os Estados Membros. Estes estados estão subordinados hierarquicamente aos organismos da U.E.
    A possibilidade de estarmos na União Europeia ocorreu à 50 anos atrás. Foi através do Tratado de Paris e a Comunidade do Carvão e do Aço CECA (Comunidade Europeia do Carvão e do Aço), composta por apenas seis Estados, que estes países são responsabilizados pela gerência do carvão e do aço uns dos outros.
    O Tratado de Roma cria a CEEA (Comunidade Europeia da Energia Atómica) ou EURATOM ( Comunidade Europeia da Energia Atómica) e CEE.
As semelhanças entre os dirigentes destas três comunidades (CECA, CEEA e CEE) e o seu desenvolvimento é assinado o Tratado Maastricht que cria a EU.
Os diversos órgãos, todos com funções delimitadas e um Tribunal de Justiça responsável pela interpretação do Direito Comunitário é relevante para o fortalecimento da EU e de todos os cidadãos.
Temos de seguida o Tratado de Amesterdão, Nice, Roma, e por último, em 2007 é assinado o  Tratado de Lisboa. Este Tratado foi criado devido ao aumento do numero de países aderentes à EU e à complexidade na tomada de decisões em muitas matérias, bem como os novos desafios para o séc.XXI.
Para estes países da EU acabaram-se as fronteiras. Passam a funcionar como um “uno”a fim de atingirem o mesmo objectivo: manter a paz, criar emprego, facilitar a livre circulação de pessoas e bens, serviços, e capitais, melhorar as condições de vida, preservar o ambiente, incentivar a investigação cientifica e o desenvolvimento tecnológico, e apoiar as regiões mais desfavorecidas da EU.  
Gostei deste Domínio de Referencia, pois consegui adquirir mais conhecimentos sobre a EU, bem como relembrar outros. Devo, salientar que é um assunto muito interessante de ser abordado, visto fazer parte do nosso quotidiano e da nossa vida.
Seguidamente, após o estudo da EU, colocou-se a questão da sociedade civil. A noção que fiquei desta abordagem é que a sociedade civil é o conjunto das organizações e instituições cívicas voluntárias que formam a base de uma sociedade em funcionamento, por oposição às estruturas apoiadas pela força de um estado (independentemente de seu sistema político) é esta a definição de mais um assunto abordado e que nos levou a trabalhar em grupo na criação de uma instituição que tivesse como objectivo o bem comum da sociedade.    
O trabalho proposto foi interessante e tivemos a oportunidade de “estarmos” por algum tempo dentro de uma instituição.
Trabalhar numa instituição não é fácil, visto haver uma grande responsabilidade para além do trabalho que já existe. Em contrapartida temos a gratificação e satisfação de podermos ajudar os outros.
Por tudo isto temos também uma grande formadora, pela qual tenho admiração, que nos ajuda e compreende as nossas dificuldades.

Sem comentários:

Enviar um comentário