terça-feira, 10 de julho de 2012

Construção ecológica


Atualmente vivemos num planeta em constante aquecimento, o que se torna numa problemática mundial, por essa razão, é urgente encontrar medidas de sustentabilidade que minimizem estes efeitos nefastos.
Por isso, viver da extração da energia produzida pela natureza será imperativo.
O documentário que visualizei é de facto prova de que é possível construir ecologicamente.
O arranha-céus verde impressionou-me desde à sua conceção, sem dúvida, é uma obra pensada ao mais pequeno pormenor e com técnicas altamente aperfeiçoadas e ecológicas.
Por exemplo: o aço utilizado contém 60% de materiais reciclados, emitindo uma quebra de 45% de carbono na atmosfera, além de fortalecer o cimento utilizado; tem um sistema de ventilação de 80%; é energeticamente eficiente, com sistemas ecológicos avançados.
O documentário “Portugal, um retrato social”, foi para mim algo chocante.
Mostrou um povo iminentemente rural, pobre, mas, que gradualmente foram transformando a sua forma de viver e habitar em sociedade, nem que para isso sacrificassem as relações familiares.
Assisti com tristeza à rotina daquele casal rural, que se deslocava para o trabalho na cidade e para isso, levantavam-se cedíssimo, apanhavam quatro autocarros para chegar ao trabalho!
E imaginem… com um filho pequeno, que lhes acompanhava nesta tortura.
A população foi mudando de vida, mas a sociedade não planeou uma estrutura eficiente, que a pudesse suportar.
A economia portuguesa, que nos anos 60, vivia essencialmente da agricultura e das pescas, e que entretanto se vê obrigada a aceitar fundos para terminar com os cultivos, em detrimento de uma mudança brusca e exacerbada, onde se criaram grandes empresas, potenciaram o êxodo rural e a expansão da população no meio urbano.
Hoje vivemos as consequências da má gestão do país.
Para mim turismo rural é o acesso mais direto e genuíno com a natureza, a agricultura, as tradições locais e o privilégio de estar em ambiente rural e familiar.
Cada vez mais procura-se este tipo de lazer, para escapar ao ritmo de vida extenuante que vivemos.
Através do ambiente rural, às características deste meio, passam a ser entendidas de outra forma que não só no sector primário.
A própria paisagem é uma componente de suma importância e consequentemente valorizada.
Nunca fiz turismo rural, mas fiquei com muita vontade de o fazer.
E ao fazê-lo, fá-lo-ei com uma perspetiva mais esclarecida.
                                                                                                   

Sem comentários:

Enviar um comentário